Universidade Federal Fluminense  

Estreia nesta quarta, no Centro de Memória Fluminense da Universidade Federal Fluminense (UFF), a exposição “50 Edifícios Construindo Niterói”. A pesquisa, feita pelo arquiteto Luiz Marcello Gomes Ribeiro, mestre em Patrimônio e Cultura pela Universidade do Espírito Santo (UFES), professor do curso de Arquitetura da Universidade Vila Velha (UVV), trata de identificar, a partir de uma seleção popular, os 50 edifícios mais marcantes da história de Niterói.

A seleção surgiu a partir do projeto de pesquisa para doutorado do autor na Universidade Católica Portuguesa, na cidade do Porto em Portugal. A partir de uma enquete, on-line, entre amigos e participantes de grupos de memória social sobre Niterói nas redes sociais, o autor conseguiu relacionar mais de uma centena de edifícios, de todas as épocas, importantes para contar a trajetória histórica da antiga capital fluminense.

“Não se trata de uma seleção de patrimônios históricos apenas. Veremos ilustrações criadas em linguagem contemporânea, chamada flat vector, onde as fachadas são representadas e destacadas pelas suas qualidades e conteúdos; de diferentes monumentos que resultaram da pesquisa”, conta Luiz Marcelo.

O resultado são imagens dos 50 representantes mais votados e que foram representados de forma lúdica, muitas vezes revelando aspectos desconhecidos dos edifícios no cotidiano da cidade. Da mesma forma, um estudo cromático, conforme a tipologia e estilo de cada época, foi retratado visando uma melhor compreensão do monumento e suas características históricas, por vezes descaracterizadas.

O Centro de Memória Fluminense fica na Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n no Campus do Gragoatá, em São Domingos, Niterói. A abertura será quinta-feira, às 16h.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br/pt-br/cultura/hist%C3%B3ria-contada-pela-arquitetura

Skip to content