Escolha uma Página

Mesmo participando de uma sociedade de cultura grafocêntrica, ler para crianças pequenas é frequentemente tido como desnecessário ou trivial. Esta visão evidencia o caráter utilitarista com que a leitura frequentemente é associada.

Mempo Giardinelli, no livro “Voltar a ler”, que indicamos em uma postagem anterior, respondeu a esta dúvida, que é muito recorrente quando se fala em ler para crianças pequenas. Eis sua resposta:

“O que se busca com a leitura quando as crianças são tão pequenas?

Nutri-los, alimentá-los espiritualmente, dar-lhes uma ferramenta fundamental para a vida. E não pense que isso é apenas retórica, porque a leitura, ao longo dos anos de crescimento da criança, lhes fornece pelo menos vivacidade, fantasia, mistério, aventura, suspense, ritmo, humor, desafio e triunfos de valores como a verdade, justiça, bondade, amizade e amor. A leitura em voz alta serve para o crescimento das crianças tanto quanto o leite, os cereais e as vitaminas. A repetição lhes dá segurança; a poesia os emociona; os descobrimentos as ensinam a enfrentar a sociedade, a dor e o medo. E muito, muitíssimo mais.”

Há, ainda, muito mais motivos para ler com os pequenos, não é?

E você? Qual motivo te levará a convidar um pequeno a compartilhar uma leitura hoje?