Escolha uma Página

O objetivo principal do encontro, conforme consta em sua ação de Extensão é: “Oportunizar a reflexão multidisciplinar sobre a mediação da leitura na Educação Infantil, capacitando profissionais atuantes em bibliotecas escolares e afins para um melhor desempenho como mediadores de leitura” e “A justificativa para o trabalho extensionista aqui proposto está na importância da biblioteca escolar como espaço privilegiado de leitura e construção do pensamento e do conhecimento no seio da instituição de educação. Partindo-se dessa premissa, a biblioteca escolar torna-se essencial para o desenvolvimento integral da criança pequena e sua efetiva participação e inclusão nas práticas culturais de sua sociedade, através das diversas linguagens e meios de comunicação. […] Capacitar os profissionais que atuam em bibliotecas escolares e salas de leitura de instituições de educação infantil é essencial para que esses espaços busquem tais objetivos.”

Para participar da mesa-redonda foram convidadas: a Professora Drª. Margareth Mattos (UFF),  Professora Drª Rafaela Vilela (UFRJ) e a Escritora e Bibliotecária Neide Graça.

Conheça um pouco mais sobre as mediadoras:

Professora Drª. Margareth Mattos : Doutora em Estudos de Linguagem pela UFF, é coordenadora do Projeto de Extensão Literatura como Patrimônio, Leitura e Formação do Leitor na UFF desde 2017, votante do Júri do Prêmio FNLIJ e integrante dos grupos de pesquisa LeLiS – Leitura, Literatura e Saúde: inquietações no Campo da Produção do Conhecimento, e LeiFEn – Leitura, Fruição e Ensino, ambos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil – CNPQ.  Seus estudos voltam-se principalmente para os seguintes temas: literatura para crianças e jovens, leitura, formação do leitor.

Escritora e Bibliotecária Neide Graça : Autora de livros de literatura infanto-juvenil e bibliotecária aposentada da Universidade Federal Fluminense. Dedica-se, desde 2005, a trabalho voluntário de incentivo à leitura sob a forma de oficinas, que são realizados na Biblioteca da Casa Verde, na Casa de Aureliano, em Niterói, RJ e atende crianças e adolescentes das comunidades de São Lourenço inscritas no projeto. Também atua trabalhando com mediação de leitura para a terceira idade utilizando literatura infanto-juvenil.

Professora Drª Rafaela Vilela : Professora do setor de Educação Infantil do Colégio de Aplicação da UFRJ, Doutora e Mestre em Educação (UFRJ), Especialista em Educação Infantil (PUC-RJ) e em Psicopedagogia (ISEPS), Pedagoga (UERJ). Membro do Laboratório de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação – LEDUC e do grupo de pesquisa infância, linguagem e educação. Tem experiência na área da educação, com ênfase nas discussões sobre infância; educação infantil; alfabetização; literatura; formação do leitor; bibliotecas infantis e tecnologia.

Público-alvo: Alunos | Servidores | Prestadores | Público externo | Professores | Contadores de história

Local: Auditório da Educação Infantil da UFF – antiga Creche UFF
Data: 25/09/2019
Horário: 16h às 18:30h

Para se inscrever acesse a página do evento V Mesa Redonda sobre Bibliotecas na Educação Infantil .

*Informamos que a Profª Drª Patrícia Corsino (UFRJ) não poderá comparecer no evento.

Vagas limitadas!

Mais uma boa notícia para aqueles que estarão conosco na V Mesa Redonda, na próxima semana, dia 25/09!
A Livraria da UFF estará conosco, oferecendo vários dos seus títulos para venda. Dentre eles, o “Quer que eu leia com você?”, que surgiu em resposta a alta demanda desse evento em edições anteriores!
Aproveitem a oportunidade para adquirir o seu exemplar!

Livro Quer que eu leia com você?