Escolha uma Página


Grota
Pontão de Cultura MostrArte – Niterói

O Pontão de Cultura MostrArte é uma iniciativa do Espaço Cultural da Grota, entidade reconhecida pelas ações voltadas para promoção da cidadania, através da cultura, música, arte e educação. Em 2018, além de promover o intercâmbio com os demais pontos de cultura da cidade, o MostrArte promove oficinas, palestras e debates com o intuito de garantir o consumo cultural e fomentar o protagonismo artístico no município.

Entidade Cultural : Reciclarte
Endereço: Rua Otto Bastos, 23 – Cachoeira, Niterói – RJ
Contatos: contato@ecg.org.br
Situação: TCC – Parceria ativa com a FAN/SMC

Engenho do Mato
Ponto de Cultura Tradicional do Quilombo do Grotão

O Ponto de Cultura Quilombo do Grotão é um projeto da Associação das Comunidades Tradicionais do Engenho do Mato, entidade que trabalha para a preservação e valorização das memórias tradicionais afro-brasileiras.

Desde março de 2018, o Ponto de Cultura Quilombo do Grotão, promove oficinas abertas e gratuitas, abrangendo desde confecção de instrumentos de percussão e iniciação à musicalização, oficinas livres de jongo, roda de conversa sobre a história do artesanato, entre outras, além do tradicional Samba da Comunidade, realizado semanalmente com músicos de Niterói.

Entidade Cultural : Associação das Comunidades Tradicionais do Engenho do Mato
Endereço: Rua Maria Luzia Gomes da Costa, sítio 77, Engenho do Mato, Niterói -RJ.
Contatos: rancho.quilombo@gmail.com / quilombodogrotao@gmail.com
Situação: TCC – Parceria ativa com a FAN/SMC
Centro

Ponto de Cultura Ponto Vivo

O Ponto de Cultura Ponto Vivo é a oportunidade de desdobramento do trabalho da Bem TV, proporcionando a realização de oficina na área de mídias digitais, com a participação de 30 jovens de comunidades, nas quais a BEM TV atuou.

Entre as novidades do projeto, está a realização de uma oficina com 30 alunos, voltada para o desenvolvimento de um aplicativo mobile com informações sobre as favelas de Niterói: sua história, localização, imagens e vocações. Os participantes da oficina também devem identificar outras quatro comunidades que terão igualmente sua memória e situação de vida pesquisados. Até o final de 2018, a nova ferramenta estará disponível nas principais lojas virtuais, gratuitamente, para download.

Entidade Cultural : Associação Experimental de Mídias Comunitárias
Endereço: Endereço: Rua Doutor Cotrim da Silva, nº 4 24020-330 Niterói- RJ
Contatos: bemtv@bemtv.org.br
Situação: TCC – Parceria ativa com a FAN/SMC
Centro 2

Ponto de Cultura Memória e Fotografia Pública

O Ponto de Cultura Memória e Fotografia Pública, projeto realizado pela Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF), tem como objetivo promover oficinas sobre fotografia e suas utilizações sociais (oficina de conservação de fotografia e autorretrato tátil). Entre as ações previstas, estão a disponibilização do acervo fotográfico da SFF, além da realização de um ciclo de debates sobre imagens fluminenses.

Entidade Cultural : Sociedade Fluminense de Fotografia
Endereço: Rua Dr. Celestino 115, Centro, 24020-090 Niterói
Contatos: contato@sff.com.br / administracao@sff.com.br
Situação: TCC – Parceria ativa com a FAN/SMC
Ingá

Ponto de Cultura Din.Down. Down – Gingas Acessíveis

O Ponto de Cultura Din. Down. Down conta com um Núcleo de Pesquisa e Experimentação em Capoeira, Cultura e Acessibilidade que tem como objetivo desenvolver seu método, além da criação de tecnologias assistivas específicas, pautadas no conhecimento teórico e prático desenvolvido pela instituição. Entre as atividades oferecidas pelo ponto, estão a oficina de capoeira e a de samba de roda e maculelê.

Entidade Cultural : Arte da Possibilidade
Endereço: Rua Fagundes Varela, n° 378 – Ingá, Niterói – RJ.
Contatos: david@gingas.org.br / ariompf@gmail.com
Situação: TCC – Parceria ativa com a FAN/SMC
Fonseca

Ponto de Cultura Olodu’ Mirim

Projeto do bloco afro cultural Olodumaré, o Ponto de Cultura Olodu’mirim se credencia como novo ponto de cultura de Niterói. Assim como sua matriz baiana, a entidade niteroiense se propõe a desenvolver a consciência de cidadania e preservação da cultura negra, oferecendo um saber afro brasileiro e novas formas de conhecimento para além dos transmitidos pelo sistema formal de ensino. Ensaios semanais itinerantes, oficinas de percussão e balé afro para crianças, são algumas das atividades propostas pelo Olodu’mirim para o ano de 2018.

Entidade Cultural: Bloco Afro Cultural Olodumaré
Endereço: Travessa Santo Cristo nº 388 C – Fonseca, Niterói-RJ
Contatos: walmirbj@gmail.com
Situação: TCC – Parceria ativa com a FAN/SMC

Fonte: http://www.culturavivaniteroi.com.br/pontos.php