Escolha uma Página

Como devo armazenar os livros? (BL, NDCC)

  • E entre 45% – 55% de umidade relativa (UR).
  • Evite armazenar livros ou documentos em áreas onde houver níveis extremos de temperatura e umidade, ou grande variação. Por exemplo, sótãos porões, etc., onde o escape de água pode acontecer.
  • Armazene livros fora da luz solar direta, e onde o ar possa circular livremente. Evite colocá-los perto de janelas e colocação de prateleiras em paredes externas, que podem causar mudanças de condensação e temperatura.
  • Use caixas arquivos (acid free) para proteger os livros valiosos e / ou danificados.
  • Guarde os livros em prateleiras planas, lisas e fortes o suficiente para suportar seu peso. Idealmente livros não devem entrar em contato com a madeira não tratada, que pode libertar vapores orgânicos ácidos. Os livros devem ser guardados verticalmente, se possível por tamanho. Use bibliocantos, para mantê-los em pé.
  • Veja mais detalhes em: Temperature, Relative Humidity, Light, and Air Quality: Basic Guidelines for Preservation

Armazenar minha coleção em recipientes de plástico é indicado? Alguns tipos de plástico não são estáveis, como posso identificar o tipo apropriado de plástico para o armazenamento? (LOC)
Se você tiver certeza que os livros e o ambiente de armazenamento são (e permanecerão) secos, recipientes de plástico poderão ser uma solução de armazenamento aceitável. Caso contrário, o crescimento de fungos pode se tornar uma preocupação, como recipientes de plástico vai limitar significativamente a circulação de ar. A escolha do plástico também é importante, não se esqueça de usar recipientes de plástico que atendem diversas normas ISO. Estes incluem o polietileno (PE), polipropileno (PP), poliestireno (PS), ou de poliéster (tereftalato de polietileno) (PET). […] O PVC deve ser evitados para o armazenamento de coleção. Tenha em mente que as condições ambientais da área de armazenamento também são muito importantes. Evite guardar livros em sótãos e porões, como eles tendem a ter ambientes muito instáveis.

Como devo guardar recortes de jornal? (BL)

  • Jornais são feitos a partir de fibra de polpa de madeira, de baixa qualidade, que tende a rapidamente tornar-se frágil e escurecer, especialmente quando expostas à luz. A deterioração pode ser retardada através de tratamento químico, mas estes muitas vezes deterioram o papel. Jornais deteriorados não devem ser armazenados perto de materiais fotográficos, ou outros materiais de papel, a menos que eles estejam protegidos por material acid free, caixas, papéis, etc.
  • Armazenamento correto irá prolongar a vida dos jornais:
    • recortes, clips – em uma pasta filme de poliéster (veja materiais com qualidade arquivistica) com uma folha de papel alcalino tamponado por trás deles;
    • Coloque as pastas de poliéster em pastas ou caixas com qualidade arquívistica, ou seja, alcalina tamponada, acid free; e armazene em local fresco, seco e escuro.
  • Se você não puder armazenar os recortes como recomendado, ou se eles já estão muito danificados, você pode guardar as informações fotocopiando os recortes em papel acid-free

Como devo guardar fotografias? (BL)

  • As fotografias devem ser armazenadas entre 14 º -16 º C (68 º F) e umidade relativa entre 30-40% de umidade relativa, de preferência. A temperatura e a umidade relativa do ar devem ser constantes.
  • Evite a exposição a dióxido de enxofre, gases de tinta fresca, madeira, papelão, materiais de limpeza. As fotografias devem ser armazenadas em caixas apropriadas com qualidade arquivistica, por exemplo, plásticos ou papéis acid free, livres de enxofre,  ácidos e peróxidos. Se a umidade relativa não puder ser controlada abaixo de 80%, caixas de plástico não devem ser usadas, porque as fotografias podem aderir à superfície do plástico.
  • Em especial, evite envelopes de papel ácido e cloreto de polivinila (PVC), elásticos, clipes, adesivos de baixa qualidade, e outros materiais sem qualidade arquivística. Acondicionamento feitos com materiais com reserva alcalina ou tamponados são indicados.
  • Mais detalhes no folheto: Preservation of photographic material