Escolha uma Página

Recentemente, tive um surto de mofo em minha biblioteca, e muitos dos livros foram  danificados por mofo (fungos). O que devo fazer para remover o mofo? (LC)

Para executar o tratamento de livros infectados por mofo, leve-os para uma área bem ventilada, com ventiladores elétricos para aumentar a circulação do ar. […] Rapidamente o movimento do ar vai secar a umidade e desidratar os esporos de fungos, tornando-os inativos. Se necessário, coloque os livros ao ar livre , ao sol, por pouco tempo, e se possível, retire o mofo ao ar livre. Os raios ultravioletas do sol vão matar os fungos. Ao manusear livros infectados, os funcionários devem usar máscaras ou respiradores HEPA e luvas de plástico ou borracha. Quando os livros estiverem secos, um aspirador de pó com filtro HEPA deve ser usado para remover o máximo do fungo inativo das capas dos livros. Se você não tiver um aspirador a vácuo, com filtro HEPA, poderão ser usadas flanelas (com uma carga eletrostática, ou contendo um adesivo leve). A flanela deve ser colocada suavemente sobre a área infectada, aderindo assim os esporos de bolor. Este procedimento evita que o mofo de seja liberado para o ar. Quando o mofo macio for removido, o exterior das capas dos livros poderão ser limpas com uma solução de álcool etílico. Este também atua como um solvente suave para remover a coloração deixada no exterior. Cuidados devem ser tomados para não molhar muito a área. O interior dos livros poderão agora ser examinados. Em muitos casos, as manchas de mofo serão encontradas do lado de dentro do livro, perto das articulações, na cabeça, e no pé. Essas manchas podem ser suavemente esfregadas com álcool etílico, mas é improvável que elas sejam completamente removidas. Embora as manchas de mofo possam ser tratadas com hipoclorito de sódio, isto não é recomendado porque hipoclorito de sódio pode fazer com que o papel  se deteriore rapidamente, especialmente em condições úmidas.

Veja maiores detalhes nos sites abaixo, ou contate o LACORD:

Como faço para secar um livro molhado?
O melhor é evitar situações de risco, líquidos perto do livro, chuva, etc.
Mas com o dano consumado, pode-se colocar o item em uma superfície plana e limpa, usar toalhas de papel, ou papel mata-borrão. Substitua as toalhas com frequência para acelerar a absorção da água. Entre contato com o LACORD para melhor ação .

O que posso fazer com  livros mofados?
Separe os itens do resto da coleção, para evitar a dispersão de esporos de fungos. Use máscaras, luvas e avental para execuçao dessa ação.