Escolha uma Página
}

Funcionamento

Segunda à sexta-feira, de 8 às 17 hrs

Exposição em andamento

Emmanuel de Macedo Soares: Historiador de Niterói

Emmanuel Bragança de Macedo Soares (1945-2017) , jornalista e historiador, dedicou sua vida a história fluminense, em especial, a história de Niterói. Além dos mais de 20 livros publicados , Emmanuel deixou para o Centro de Memória Fluminense (UFF/SDC/CEMEF) todo o seu acervo de fichas, artigos, anotações, manuscritos e fotos . Um material riquíssimo a ser explorado pelos historiadores e aos entusiastas da nossa história. Esta exposição celebra sua vida e sua obra!!

Conheça a biblioteca

O Centro de Memória Fluminense (CEMEF), é um centro documental e cultural, integra o sistema de Bibliotecas da Universidade Federal Fluminense, criado em março de 1992, reúne uma série de coleções particulares de personalidades niteroienses, além de vir formando ao longo dos anos o seu próprio acervo, através de compra e doações.
O CEMEF tem como missão coletar documentação, independente da sua forma física, com a finalidade de reunir, preservar e divulgar a memória fluminense. Reunindo um acervo de livros, periódicos, folhetos, fotografias, postais, mapas, plantas, partituras e manuscritos, versando sobre o Estado do Rio de Janeiro, com ênfase na cidade de Niterói, e nas áreas de história e Literatura de autores fluminenses.

Notícias Institucionais

RSS Untitled RSS Feed

Telefone

Email

cemef.sdc@id.uff.br

Endereço

Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/ Campus do Gragoatá - Biblioteca Central - 1º Andar São Domingos - Niterói - RJ - CEP: 24210-201