Escolha uma Página

Orientações para preenchimento e geração da ficha catalográfica

Para gerar a ficha catalográfica o usuário, geralmente o próprio aluno, deverá preencher os campos obrigatórios, seguindo as orientações abaixo

Todo o texto deverá ser escrito com a primeira letra em caixa alta e as seguintes em minúsculas, exceto nomes próprios e siglas.

Dados do autor

Informações sobre o autor do trabalho, geralmente o aluno que escreveu a dissertação, tese ou monografia.

Nome: informe o nome completo do autor, exceto o último sobrenome.
Sobrenome: informe o último sobrenome do autor.

*Considerações na forma de preenchimento do sobrenome:

  • Se houver grau de parentesco no sobrenome, exemplo: “Junior”, “Filho”, “Neto” ou “Sobrinho”, o mesmo deverá ser colocado junto com o último sobrenome (Exemplo: José Lins da Silva Junior -> Nome = José Lins da; Sobrenome = Silva Junior).
  • Sobrenome composto, substantivo+adjetivo, colocar os dois últimos sobrenomes juntos (Exemplo: Maria Castelo Branco -> Nome = Maria; Sobrenome = Castelo Branco).
  • Se houver hífen, colocar tudo junto (Exemplo: Elsa Lykke-Seest -> Nome = Elsa; Sobrenome = Lykke-Seest).
  • Se o autor for nativo de um país hispânico, colocar os dois últimos sobrenomes (Exemplo: Eduardo González Rivera -> Nome = Eduardo; Sobrenome = González
    Rivera).

Dados do Coautor 1 e Dados do Coautor 2

Alguns cursos possibilitam que o trabalho seja realizado com mais de 1 (um) autor. Neste caso o usuário deverá selecionar a opção “Tem mais autores?” e mudar para “Sim“.

Dados do Trabalho

Informações sobre o trabalho
Título do trabalho: informe o título do trabalho. Subtítulo do trabalho: informe o subtítulo do trabalho, se houver. Curso: neste campo, o usuário, deverá informar primeiramente o “Tipo do Curso”, selecionando em campo específico, depois selecionar o nome do curso, no campo ao lado. Ano: deverá informar o ano em que o trabalho foi aprovado. O trabalho foi impresso frente e verso?: neste campo deverá informar se o trabalho foi/será impresso frente e verso ou somente na frente da folha. Caso o trabalho seja entregue somente de forma digital, a opção “Não” deverá continuar marcada. Nº de páginas: número total de páginas do trabalho, incluindo: folha de rosto, página da ficha catalográfica, sumário, resumo, etc. Possui ilustração?: informar se o trabalho possui ilustração.

Dados do Orientador e Dados do Coorientador

Informações básicas sobre o orientador e coorientador, se houver.

Nome do orientador e coorientador: deverá ser preenchido da mesma forma que o nome do autor.
Sobrenome do orientador e coorientador: deverá ser preenchido da mesma forma que o sobrenome do autor.
*Se for orientadora ou coorientadora, marque a caixa de seleção ao final do campo.

Campo Assuntos

Nesta parte do formulário, o usuário, deverá informar quais são os assuntos que tem relação com seu trabalho. Poderá ser informado no mínimo 1 assunto e no máximo 4 assuntos.

Observação 1: o usuário deverá consultar os assuntos no Vocabulário Controlado do Pergamum UFF. O link de acesso se encontra no tutorial “Consulta obrigatória ao Vocabulário Controlado do Pergamum-UFF”.
Observação 2: por padrão todos os trabalhos acadêmicos da UFF, tem o assunto “Produção Intelectual”, então não é necessário colocar esse assunto.

Após o preenchimento de todas as informações, o usuário, deverá clicar em “Gerar Ficha”.

Ficha gerada, o que fazer?

Após ter sido preenchido o formulário e o usuário ter clicado em “Gerar Ficha”, a ficha gerada aparecerá em uma nova aba, ou janela do navegador.
Desça a barra de rolagem, a ficha catalográfica está na parte inferior da página.

Para salvar a ficha catalográfica, clique em fazer “download“.

Lembramos que a ficha deverá ser impressa no verso da folha de rosto do trabalho a ser entregue. O usuário poderá juntar a ficha catalográfica em pdf, utilizando programas próprios, ou através de um “Print” da imagem da ficha, copiar e colar no próprio arquivo do trabalho.