
Documentos para cadastro*
Graduação (renovação semestral):
Carteira de identidade, CPF, Plano de curso ou Declaração.Especialização, Mestrado e Doutorado (renovação anual):
Carteira de identidade, CPF, Declaração do curso assinada, datada e carimbada pela Coordenação do Curso;Servidores técnicos-administrativos ativos/inativos e Professores (renovação bienal):
Carteira de identidade, CPF, Contracheque, Carteira funcional ou Carteira de identidade. *Apresentar os mesmos documentos para renovação.Número de obras para empréstimo ou xerox
Graduação:
Número de obras para empréstimo/xerox: 3 obrasEspecialização, Mestrado e Doutorado:
Número de obras para empréstimo/xerox: 5 obrasServidores técnicos-administrativos ativos/inativos e Professores:
Número de obras para empréstimo/xerox: 5 obrasVisitantes
Número de obras para xerox: 3 obrasPrazos de empréstimo e afastamento
Empréstimo normal: 14 dias e suspensão de 2 dias para cada dia de atraso Multimídia: 7 dias Empréstimo de consulta: saída na sexta-feira e devolução na segunda-feira e suspensão de 15 dias para cada dia de atrasoHospital dos Livros
O Hospital do Livro é um trabalho de educação de usuários que tem como objetivo geral a conscientização das crianças acerca do bom uso dos livros e da Biblioteca. Trabalhamos primordialmente o adequado manuseio dos livros, pois quando os danificamos, empobrecemos o acervo da biblioteca que é um patrimônio de todos. Este trabalho, contudo, é conduzido sem impedir as crianças de manusear livremente os livros e folhetos. Ao contrário, estimulando-as a fazê-lo, pois só com o contato frequente com estes materiais poderão aprender a usá-los e cuidá-los.
Agendinha Cultural
A Agendinha Cultural é um informativo semanal que divulga passeios e outras atividades culturais destinadas ao público infantil, que estejam acontecendo nas cidades de Niterói, Rio de Janeiro e São Gonçalo. O objetivo deste serviço é economizar o tempo das famílias em achar uma boa alternativa de programa para fazer com seus filhos, que explore as diversas formas de expressão, a cultura, o estímulo e a sensibilidade estética, artística e sensorial. Envie-nos os seus comentários a respeito de nossas dicas culturais para o nosso email.
Mesa Redonda sobre Bibliotecas na Educação Infantil
A Mesa Redonda sobre Bibliotecas na Educação Infantil é um encontro anual, multidisciplinar, destinado aos profissionais formados e em formação de diversas especialidades afins à Educação Infantil (EI), à promoção da leitura e Biblioteconomia, pais e demais interessados na temática. Tem o objetivo de refletir sobre e disseminar as iniciativas e os aprendizados a respeito da promoção da leitura na EI e da importância da criação e manutenção de bibliotecas em creches e pré-escolas.
Varal do Livro
A atividade consiste na participação semanal da equipe da biblioteca de uma rodinha de cada Grupo, onde separamos e oferecemos para votação alguns títulos que deverão ficar na sala de atividades para serem lidos pelas professoras e equipe com as crianças. Os livros são apresentados um a um e em seguida é realizada a contagem dos votos das crianças interessadas. Ao final, os cinco livros mais votados ficam no varal, um para cada dia da semana. Também fazemos o sorteio, entre as crianças, do ajudante da biblioteca, que será a criança responsável por lembrar ao grupo do bom uso dos livros durante a semana em que eles permanecerem em sala. Ao final da votação e do sorteio, lemos uma das histórias na rodinha..
A Biblioteca Flor de Papel (BFP) é a biblioteca da Unidade de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis (antiga Creche UFF). Faz parte da Superintendência de Documentação (SDC) – Sistema de Bibliotecas e Arquivo da Universidade Federal Fluminense.
Surgiu em 1999, a partir de um projeto de extensão criado pelo Núcleo de Documentação (atual Superintendência de Documentação), e o Grupo Gestor da então Creche UFF, com o propósito de transferir para as dependências da Creche UFF o acervo bibliográfio infanto-juvenil denominado Flor de Papel, que ficava na Biblioteca Central do Gragoatá, e se destinava aos estudos dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Letras/Literatura.
O objetivo principal de se criar um espaço de leitura para as crianças da Educação Infantil do Coluni-UFF era (e ainda é) o de formar leitores desde a mais tenra idade, a partir de experiências lúdicas, estimulantes e prazerosas com a leitura literária e de outros gêneros. Outro propósito que motivou a criação da BFP foi o de disponibilizar o acervo e atender às crianças em um espaço adequado à elas. Além disso, atendemos a toda comunidade UFF interessada em estudar literatura infantojuvenil e assuntos relacionados à infância.
A biblioteca e a formação do leitor infantojuvenil: conversa com os pais e professores
AMARANTE, Dirce Waltrick do
. Biblioteca escolar e a formação de leitores: O papel do mediador de leitura
SILVA, Rovilson José da
Redes Sociais
Fique por dentro
Bibliotecas UFF no Somos + UFF 2025.1
Bibliotecas UFF no Somos + UFF 2025.1As Bibliotecas da UFF convidam você para participar de suas programações na semana Somos + UFF 2025,entre os dias 24 e 28 de março de 2025. Estamos com uma programação direcionada a toda a comunidade acadêmica, interna e externa da...
Campanha “Sangue salva vidas, livros salvam mentes”
Campanha “Sangue salva vidas, livros salvam mentes”A campanha “Sangue salva vidas, livros salvam mentes” promovida pelas Bibliotecas da Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com o Hemorio e a Prograd, busca unir solidariedade e incentivo à leitura por meio...
Fique atento aos prazos de acesso à Minha Biblioteca no período 2024.2 !
Fique atento aos prazos de acesso à Minha Biblioteca no período 2024.2 !As solicitações para acesso serão recebidas até o dia 10/02/2025. Caso ainda não tenha acesso à coleção de ebooks da Minha Biblioteca, preencha o formulário com os seus dados. As licenças...