Escolha uma Página

Perguntas Frequentes

RiUFF

Minha Figura

Se não encontrar a resposta para sua dúvida, queira fazer uma crítica ou sugestão, envie um e-mail para riuff@id.uff.br.

O que é um Repositório Institucional?

O Repositório Institucional é um sistema de informação que visa reunir, preservar, disseminar, promover e dar acesso à produção intelectual de uma comunidade institucional em diferentes formatos digitais, de forma e livre e gratuita.

O que é o Repositório Institucional da UFF?

O Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense – RiUFF é uma plataforma em Dpsace ®️ que tem por missão reunir, armazenar, preservar, divulgar e garantir acesso à produção acadêmica e científica da Universidade, em ambiente livre e gratuito. O Repositório integra o Movimento Internacional para o Acesso Aberto à produção científica.

Qual é o software utilizado no RiUFF?

Desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e pela Hewlett-Packard Company (HP), o Dspace é uma plataforma que permite o depósito e a disponibilização de documentos em qualquer formato (texto, vídeo, áudio e dados) e a indexação do seu conteúdo.

Quem é responsável pelo RiUFF?

A Superintendência de Documentação, por meio da Coordenação de Difusão e Gestão da Informação, juntamente com a Superintendência de Tecnologia da Informação são as instâncias responsáveis pela gestão do RiUFF. O Repositório conta ainda com um Comitê Gestor (DTS SDC, Nº. 55 de 27 de abril de 2018).

Quem pode acessar o RiUFF?

O acesso ao RiuFF é livre para qualquer pessoa com acesso à internet, tanto para consulta e pesquisa, quanto para acesso e download do documento. Para tanto, basta acessar: https://www.repositorio.uff.br.

Preciso ser cadastrado para usar o RiUFF?

Não, para acessar o conteúdo do Repositório basta acessar https://www.repositorio.uff.br e navegar livremente.
As ações que demandam cadastro e login são os informes de novas submissões em uma coleção e o depósito de trabalhos.

Como faço para me cadastrar no Repositório Institucional da UFF?

Para se cadastrar, acesse https://app.uff.br/riuff/register e preencha as informações solicitadas. Para maiores informações, consulte o Tutorial – Como se cadastrar no RiUFF.

Não sou vinculado à UFF, posso fazer meu cadastro?

É plenamente possível a realização do cadastro. Entretanto, para acessar os documentos não é necessário fazê-lo.

Como está organizado o RiUFF?

O repositório está organizado em uma estrutura hierárquica composta por comunidades, subcomunidades e coleções de itens. Cada comunidade pode ter um número ilimitado de subcomunidades e de coleções.

O que são Comunidade e Coleções no RiUFF?

As comunidades e subcomunidades são estruturas informacionais que representam a organização do repositório. As comunidades são as estruturas de mais alto nível e podem conter quantas subcomunidades forem necessárias. As coleções são estruturas que agrupam documentos com características em comum. Toda coleção deve pertencer a uma comunidade ou subcomunidade.

Que tipo de documentos posso encontrar no RiUFF?

No RiUFF pode-se encontrar uma diversidade de tipos de documentos em formato digital, tais como:

  • Teses de doutorado e dissertações de mestrado dos programas de pós-graduação;
  • Trabalhos de conclusão de curso (TCC);
  • Artigos;
  • Livros e capítulos de livros;
  • Anais;
  • Trabalhos apresentados em eventos;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Fotografias e imagens, dentre outros.
Como faço a busca de um trabalho em específico?

É possível a realização de busca livre na caixa “Busca Integrada ao acervo do RIUFF”, inserindo o termo desejado. Pode-se ainda realizar a busca por Assunto, Autor ou Título disponíveis no Menu Destaques.

Como é feito o depósito no RiUFF?

O depósito no RiUFF cabe, por força do disposto na Norma de Serviço 655, de 03 de janeiro de 2017 às instâncias acadêmicas da UFF sob orientação da Superintendência de Documentação, que coordena o Sistema de Bibliotecas e Arquivos. De modo geral, as Coordenações de Curso e/ou Secretarias submetem os trabalhos e as bibliotecas realizam a validação.

Após inclusão do documento no RIUFF, não consigo encontrá-lo na busca. Por quê?

Após o depósito, o registro criado será certificado com a inclusão de informações complementares por um bibliotecário e caso não haja pendência será disponibilizado na web. O tempo de publicização varia de biblioteca para biblioteca. Ademais, tão logo o documento tenha sido validado, o sistema enviará uma mensagem confirmando a disponibilidade na plataforma.

Como proceder se a comunidade de uma unidade acadêmica a qual pertenço ainda não foi criada no Repositório?

Deve-se acessar o link: https://bibliotecas.uff.br/procedimentosriuff, onde constam os procedimentos para solicitação de criação de Comunidade, subcomunidade e coleção e seguir as orientações. Em caso de dúvida, encaminhe e-mail para: riuff@id.uff.br.

O que fazer se acontecer algum erro no sistema?

Os erros ou problemas enfrentados no RiUFF podem ser relatados aos administradores do sistema através do e-mail : riuff@id.uff.br, ou ainda pelo canal de Feedback do nosso repositório. A comunidade acadêmica da UFF pode, ainda, registrar as instabilidades e outras ocorrências sobre o RiUFF no Sistema de Atendimento da STI, por meio de conta @id.uff.br. Este registro por parte dos usuários é importante para que seja possível a contabilização e mensuração do impacto desse comportamento.

Sou servidor da UFF e defendi minha produção (trabalho de conclusão de curso, dissertação ou tese) em outra instituição, posso depositá-la no repositório?

Sim, desde que no momento da defesa haja o vínculo como servidor ou algum outro vínculo com a UFF, poderá depositar seu trabalho no repositório. Para este depósito, procure a Biblioteca ou a Gestão do RiUFF, pelo e-mail riuff@id.uff.br.

É possível depositar um documento produzido num período que não houve vínculo com a UFF?

Não, no RiUFF devem ser depositados apenas documentos produzidos no período em que o autor teve vínculo com a Universidade Federal Fluminense.

Quais os benefícios do autor ao tornar disponível e acessível sua produção científica no RiUFF?
  • aumento da visibilidade de sua produção científica;
  • possibilidade de reunir e armazenar todos os trabalhos científicos de sua autoria permanentemente num ambiente seguro;
  • redução da possibilidade de plágio. Ao tornar disponíveis seus documentos no repositório, o autor favorece o registro da autoria;
  • possibilidade de acompanhar, pelo módulo de estatística, a quantidade de consultas e downloads de seus documentos.
Como faço para entrar em contato com a biblioteca que atende ao meu Curso?

Para contatar a Biblioteca, acesse https://bibliotecas.uff.br/contato.

Não encontrei a resposta para minha pergunta. Com quem devo falar?
Envie um e-mail para riuff@id.uff.br com sua dúvida, crítica ou sugestão.
Skip to content